Vigorexia - sintomas, causas e tratamento

 

Um novo distúrbio psicológico que tem atingido principalmente os jovens é a Vigorexia, um tipo de visão desvirtuada da real situação do seu corpo. Ou seja, assim como na anorexia o paciente que sofre com o distúrbio se enxerga obeso mesmo estando com um corpo magro esquelético, no caso da vigorexia o paciente se vê fraco, magro, franzino apesar de estar forte e com músculos.

Em decorrência dessa visão deturpada, quem sofre com Vigorexia passa a exagerar nos treinamentos realizados em academia ou mesmo fora dela, aumentando não só na frequência do esforço muscular, mas também a intensidade. Esse tipo de transtorno psíquico também tem consequência na vida social, por fazer os pacientes pensarem integralmente nos treinos e acabarem abandonando as baladas por medo de não estarem forte.

Segundo os especialistas, a Vigorexia tem atingido cada vez mais jovens e adolescentes pelo fato de nessa faixa etária a preocupação das pessoas estarem ligadas a aceitação de amigos, principalmente no quesito da aparência. Outra teoria para o desenvolvimento da Vigorexia em adolescentes está no fato de que controlando o modo como seu corpo pode ser moldado, o jovem tem a impressão de também estar no controle de sua vida.

Além da visão destorcida sobre a sua própria imagem, outros sintomas da Vigorexia são o cansaço, inapetência, insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, dores musculares, tremores, queda no desempenho sexual, irritabilidade, depressão, ansiedade e desinteresse por atividades que não estejam ligadas ao treinamento intensivo para conseguir o corpo perfeito, de forma a atingir a vida pessoal, profissional e social do paciente.

O diagnóstico da Vigorexia deve ser realizado por um especialista e o tratamento envolve uma gama de profissionais multidisciplinares como médico, psicoterapeuta, nutricionista, preparador físico e professores de educação física. Durante o tratamento o treinamento do paciente passa a ser acompanhado por profissionais da área, para que os exercícios sejam realizados na forma e na intensidade correta.




TRATAMENTO PARA VIGOREXIA

O tratamento mais indicado em caso de vigorexia é a psicoterapia, cujos objetivos serão fazer o indivíduo aceitar-se como realmente é e aumentar a sua autoestima. Além disso, pode ser necessário tomar medicamentos à base de Serotonina e uma alimentação equilibrada, orientada por um nutricionista.
O uso de anabolizantes também é cortado no tratamento, assim como o de outras substâncias que visem deixar o corpo ainda com mais músculos. Nos casos mais graves de Vigorexia também é recomendado o uso de medicamentos para controlar sintomas obsessivo-compulsivos, ou mesmo de ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário